segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Será Que Somos Livres?


Conceito de liberdade:

Faculdade de uma pessoa poder dispor de si, fazendo ou deixando de fazer por seu livre arbítrio qualquer coisa; gozo dos direitos do homem livre;
independência;
autonomia;
permissão;
ousadia;

(no pl.) regalias;
(no pl.) privilégios;
(no pl.) imunidades.

O que é a tão falada LIBERDADE? será que ela de fato existe? o fato de fazermos o que
queremos não quer dizer que somos livres.A verdade é que a sociedade em que vivemos está sempre nos cobrando algo, e está sempre nos reprimindo seja pelo modo de falar, de vestir, de pensar e mais um monte de coisa, logo chego a conclusão de que não somos livres para fazermos o quizermos, pois sempre vai existir alguém que vai nos reprimir por nossos atos. Falar de liberdade realmente é um assunto complexo e nos rende muito pano pra manga ex: na filosofia existem muitos conceitos a respeito do que é liberdade e suas teorias estão ligadas a metafísica e à ética e à filosofia política. Se formos nos aprofundar no assunto veremos que existem vários conceitos e percepções do que é liberdade, partindo do ponto de vista de cada indivíduo, mas o que é liberdade para você? é você poder sair de casa a hora que quiser e voltar quando bem entender? a liverdade não existe, pois sempre estaremos presos à algo ou alguém, sempre estaremos cumprindo regras e obedecendo leis que nos são impostas, sempre seremos responsáveis pelos nossos atos. Se eu quiser eu posso muito bem quebrar todo meu quarto nesse momento, mas isso não vai dizer que eu sou livre, pois logo em seguida desse meu ato haverá uma reação das pessoas que vivem comigo que logo irão me reprimir pela minha atitude que para eles possa parecer estranha, mais que para mim foi a coisa mais normal do mundo. A verdade é que não só existem prisões onde estão os criminosos, pois nossas cabeças são nossas prisões, como me disse um amigo liberdade é uma coisa subjetiva assim como sonhar, da mesma forma que não podemos tocar um sonho também não podemos tocar a nossa liberdade.

"Liberdade. essa palavra
que o sonho humano alimenta
que não há ninguém que explique
e ninguém que não entenda."

Cecília Meirelles.


Geórgia Carvalho.

Um comentário:

Anônimo disse...

Geo... Parabéns viu? gostei... concordo com você, sempre me peguei pensando sobre esse tema que realmente é muito complexo e abrangente... tem vários tipos de liberdade, como a gente sabe... mas essa liberdade que você escreveu é uma das mais presentes, pois está no nosso dia-dia, no caso, a gente está sempre preso ou submetido a alguem ou a alguma coisa... pra mim, a liberdade que existe realmente, é a liberdade mental... essa é você que da asas, e pode deixar ela voar... que você diz...? ^^